Parceiras

Conhecendo o Projeto Felicidade

O Projeto Felicidade contempla as seguintes atividades:

• Crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 17 anos, matriculados em escolas da rede pública de São Lourenço da Serra e Região;
• Portadores de deficiência.

O Projeto visa prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

O Projeto desenvolve suas atividades em um sítio, da Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad do Brasil, na cidade de São Lourenço da Serra, a 52 km do centro de S. Paulo, com um espaço de 180.000 m2, bem como nas escolas públicas da região.

Possui uma ampla infraestrutura com: parque de brinquedos, pedalinhos, charretes, trenzinho, quadra de tênis, quadra poliesportiva, campo de futebol gramado, fazendinha, horta, área verde para atividades ao ar livre, um salão grande na sede, sala audiovisual e de jogos.

O Projeto tem como objetivos gerais:

• Fortalecimento de vínculos comunitários;
• Convivência social;
• Solidariedade;
• Cidadania;
• Proteção Social.

As intervenções são pautadas em experiências lúdicas como forma de expressão, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, visando o desenvolvimento de potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania.

O desenvolvimento das atividades se dá a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada grupo e em períodos distintos.

I- Crianças / Adolescentes das Escolas da Rede Pública

Público Alvo: alunos de escolas públicas do Município de S. Lourenço da Serra e Região;

Faixa Etária: 3 a 17 anos.

Objetivos específicos:

• Estimular através de ações socioeducativas, a convivência social, solidariedade e cidadania;
• Prevenção frente a situações de risco social;
• Desenvolver atividades lúdicas e recreativas no Sitio do Projeto e nas escolas para conscientização a respeito de sustentabilidade, cidadania e meio ambiente.

Atividades:

As atividades no sítio são monitoradas por uma Arte Educadora;
Os alunos vêm acompanhados por seus professores e as atividades são realizadas no Sítio e na escola.

Programação no Sítio:

• Recepção;
• Desenvolvimento dos Temas;
• Lanche;
• Recreação (pedalinho, charrete, parque e trenzinho).

Programação nas Escolas:

Arte Educadora comparece semanalmente às escolas para aprofundar os temas abordados.

Dia/Horário/Periodicidade:

O Projeto oferece os serviços durante o período do ano letivo e ocorre no sítio todas as 4ªs feiras das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17 horas, bem como nas escolas às terças e quintas no horário letivo no período da manhã.

Divisão de atendimentos e interação entre as faixas etárias:

O Projeto é direcionado exclusivamente para crianças e adolescentes alunos da rede pública, havendo uma interação com os profissionais que atendem o Projeto, bem como com os professores das escolas parceiras. As atividades são divididas em grupos de alunos que são definidos conforme a série que frequentam.

II- Portadores de Deficiências

Público Alvo: Portadores de Deficiências em situação de vulnerabilidade social;

Faixa Etária: a partir de 16 anos.

Objetivos Específicos:

• Oferecer espaço de convivência;
• Contribuir para a qualidade de vida;
• Prevenção do isolamento social;
• Fortalecimento de vínculos.

Atividades:

São utilizados os recursos que o sítio disponibiliza, tais como charrete, pedalinho, trenzinho, parque, quadras poliesportivas.
As atividades são monitoradas por uma Assistente Social e por uma arte terapeuta e são acompanhadas pela coordenadora e uma funcionária do Centro de Habilitação e Reabilitação Dra. Cibele Pereira Soares – CCHR – pertencente à Secretaria de Promoção Social de São Lourenço da Serra.

Dia/Horário/Periodicidade:

O Projeto oferece os serviços de fevereiro a dezembro e ocorre no sítio uma vez por mês, as 5ªs feiras das 13:30 às 16:00 horas.

Divisão de atendimentos e interação entre as faixas etárias:

O Projeto é direcionado exclusivamente para portadores de deficiências, não havendo interação com outros grupos ou faixas etárias.

© 2022 Fundação Marinha Mendes Lopes. Todos os direitos reservados.