Parceiras

Conhecendo o Projeto Felicidade

O Projeto Felicidade é uma ação de gratuidade em saúde pela promoção de atividades recreativas e lúdicas para pacientes com internações de longa permanência com neoplasia pediátrica.

É uma intervenção psicossocial com o objetivo de fortalecer o aparato psíquico para o enfrentamento da doença, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento pleno.

A neoplasia pediátrica ou câncer infanto-juvenil provoca danos e agravos à condição de vida de crianças e adolescentes e os impede de usufruir autonomia e bem estar.

Independentemente de sua idade e de sua capacidade de compreensão cognitiva da realidade circundante, a sensação de perigo iminente interrompe o seu desenvolvimento e os submete a internações hospitalares prolongadas, exames invasivos e tratamentos dolorosos.

O direito de brincar e se divertir, assegurado pelo artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente, pode ser comprometido pelas condições limitantes da doença em si, bem como pela situação de abalo na estrutura familiar provocada pelo adoecimento de um de seus membros.

O Projeto Felicidade oferece as seguintes atividades lúdicas e recreativas:
• Passeios em parques, cinemas, museus, etc;
• Viagem de 05 dias com hospedagem em hotéis para a criança ou adolescente, acompanhado dos pais e de um irmão;
• Brinquedoteca na sede do Projeto Felicidade em São Paulo e São Lourenço da Serra;
• Teatro, clown e histórias contadas por voluntários.

Após a recuperação, as crianças e adolescentes continuam em contato com o Projeto Felicidade por meio de troca de correspondência, festa anual do projeto e Kit Festa.

O Kit Festa consiste em uma festa surpresa na casa da criança que reside em um raio de até 80 km de distância de São Paulo. A festa é organizada por voluntários com o consentimento dos pais e a criança recebe um presente, além de bolos, doces, salgadinhos, refrescos e decoração com balões e outros adornos. A festa é realizada aproximadamente um ano após a participação da criança no Projeto Felicidade, simbolizando a superação da adversidade e a plena recuperação.

A troca de correspondência com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto resultou em três publicações denominadas “Palavras do Coração”. É importante para a criança que vivenciou longos períodos de internação e por conseqüência considerável isolamento social, ter acolhimento dos temores e angústias; trocar idéias e criar novos vínculos.

Anualmente, no mês de outubro, é realizado um encontro de todos os participantes do projeto, com intuito de celebrar a alegria de viver. Também é uma oportunidade para aqueles que já superaram o câncer incentivarem os que ainda enfrentam o desafio.

Os objetivos do Projeto Felicidade são os seguintes:
• Oferecer atividades recreativas e lúdicas para pacientes com internações de longa permanência com neoplasia pediátrica;
• Fortalecer o aparato psíquico para o enfrentamento da doença;
• Promover a qualidade de vida e o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes com câncer.

Os resultados do Projeto Felicidade podem ser aferidos por depoimentos de familiares e equipe médica dos usuários, atestando que a participação da criança ou adolescente no Projeto Felicidade favorece o seu desenvolvimento psicossocial e contribui significativamente para a aceitação, tolerância e resposta ao tratamento médico.

Projeto Felicidade da Família

O Projeto Felicidade da Família é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Tem por objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais e a preservação da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições vulnerabilizantes provocados pelo adoecimento de um dos seus membros por câncer infanto-juvenil.

A presença de uma criança ou adolescente com câncer afeta a organização familiar e tem, ainda, o potencial de romper profundamente a sua estrutura. No afã de oferecer apoio, os familiares experimentam, eles próprios, sentimentos de desamparo, abalando o seu bem-estar. Na maioria dos casos, um dos pais deixa de exercer atividade produtiva para assumir a função de cuidador e acompanhante, durante o período de adoecimento do ente familiar, comprometendo ainda mais a renda familiar.

O Projeto Felicidade da Família oferece aos pais e familiares oficinas de capacitação e geração de renda em atividades que possibilitem conciliar com o acompanhamento da rotina de internação e tratamento. Além disso, são oferecidos todos os materiais necessários para execução de peças de artesanato, marcenaria ou de costura, sendo que as peças produzidas podem ser revendidas diretamente pelo participante.

As oficinas oferecidas são as seguintes: artesanato; corte e costura; informática e marcenaria.

Enquanto os pais participam das oficinas, as crianças e adolescentes participam de atividades lúdicas na sede do Projeto.

Além das oficinas, o Projeto Felicidade da Família oferece serviço de orientação e proteção social visando à melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar dos usuários.

Os objetivos do Projeto Felicidade da Família são:
• Contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva;
• Contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários;
• Orientação e proteção social a famílias e indivíduos;
• Capacitar membros da família em atividades de geração de renda;
• Melhoria da qualidade de vida das famílias.

Os resultados qualitativos do Projeto Felicidade da Família referem-se à conquista da segurança de desenvolvimento de autonomia individual, familiar e social dos usuários, como:
• Poder construir projetos pessoais e sociais e desenvolver a autoestima;
• Alcançar autonomia, independência e condições de bem estar;
• Ter ampliada a capacidade protetiva da família e a superação das situações de violação de direitos;
• Ter acesso a experiências que possibilitem lidar de forma construtiva com potencialidades e limites.

 
2012 Fundação Marinha Mendes Lopes. Todos os direitos reservados.